domingo, 23 de outubro de 2016

Brasil é campeão do 2º RS CUP de beach tennis

Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos venceram no masculino e no feminino o título ficou com Joana Cortez e Rafaella Miller
Brasileiros derrotaram italianos na final. Foto: Régis Navarro

Brasil x Itália. As duas maiores potências mundiais do beach tennis definiram o 2º RS CUP – etapa do mundial que aconteceu em Porto Alegre entre a última sexta-feira e domingo (21 e 23.10).As feras das areias brasileiras – beachtenistas melhores qualificados no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF-sigla em inglês) – Marcus Vinicius Ferreira e Thales Oliveira Santos enfrentaram os atletas com maior quantidade de títulos mundiais, os italianos Alessandro Calbucci e Alex Mingozzi.

E como não poderia de deixar de ser, a disputa entre as duas potências foi realmente muito acirrada. Depois de vencer o primeiro set por 6/4, os brasileiros viram os italianos empatarem o confronto devolvendo o placar 4/6. Mantendo a calma e serenidade, enquanto Calbucci e Mingozzi mostravam nervosismo, os brasileiros superaram um longo terceiro set, com direito a tie break. Final: 7/5 e Brasil campeão.

“Foi um jogo emocionante. A gente sabia que ia ser um jogo tenso. Só de ser final já e tenso. Com dois jogadores que são melhores do mundo e jogando em altíssimo nível. Foi um jogão. A gente teve um controle mental muito forte e uma condição boa. E graças Deus a saímos com a vitória!”, analisou Marcus Vinicius Ferreira.

“Antigamente os italianos vinham para cá e sempre ganhavam. A gente sempre brigava por umas semis, umas quartas. Hoje em dia a gente está vendo vários italianos vindo e perdendo. Então ganhar deles em casa é sensacional!", vibrou Thales Santos.

Jogar com o apoio da torcida colaborou muito.

“Nesses momentos mais importantes, nessas partidas longas, com calor, a sua cabeça vai a mil e você sentindo a galera te incentivando... Meus amigos de Santos estão aí, então quando eu dava uma baixada no ânimo eu via eles mais animado que eu e eu pensava que não dava para desistir!”, completou Santos.

Joana e Rafaella levam no feminino
Joana e Rafaella comemoram o título. Foto: Régis Navarro

Já no feminino, a decisão do título da etapa mundial foi totalmente brasileira. Depois de uma semifinal longa, definida no último set, a dupla campeã mundial Joana Cortez e Rafaella Miller tinha pela frente a dupla formada por Natalia Font e Flavia Muniz – colega de Seleção Brasileira de Joana e Rafaella. Mantendo a estratégia correta desde o início, Joana e Rafaella fizeram 6/0 e 6/1 garantindo mais um título para a dupla multicampeã.

“Eu estou bastante feliz, foi uma final em que a gente esperava um jogo muito mais duro. A gente manteve a estratégia o tempo todo certa, não demos chance delas crescerem. É um título importante, até por jogar no Brasil. É muito legal depois de ter conquistado o título na Itália e no Japão, esse título aqui no Brasil”, comemorou Joana.

Joana e Rafaella ganharam o título mundial em agosto na Itália e venceram o Rakuten Japan Open Beach Tennis Championship, no início de outubro, em Tóquio.

“Desde o começo entramos muito firmes , sabendo o que a gente ia fazer, e conseguimos executar aquilo o que tinha planejado!”, completou Rafaella.

Ao longo de três dias, Porto Alegre recebeu mais de 400 atletas de cinco países. Além dos melhores atletas do mundo, os que fazem do esporte uma atividade de lazer, puderam jogar lado a lado e conviver com as grandes feras na sede principal do evento, o Beach Point.  Segundo a organização, mais de três mil de pessoas passaram pelo local.  A Praça da Encol, local que colabora no desenvolvimento da modalidade em Porto Alegre, também recebeu partidas das categorias amadores.

Os resultados das demais categorias estão disponíveis no www.rscup.blogspot.com .

Com o patrocínio de Powerade, Ullmann Dick e Dranix, o 2º RS CUP tem o apoio de Neugebauer, Net Claro, Saúde no Copo, Mulligan, Gaúcha Sports Bar, Shopping Viva Open Mall, Beiruth e Ipa. A realização é da Austral Sports e do Beach Point. O evento tem a supervisão técnica da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).


Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

Beach tennis de mãe para filha, de filha para irmã

Mãe filha no 2º RS CUP. Foto: Christian Oliveira



O Beach tennis atrai muitas pessoas por ser um esporte de lazer, onde é possível duelar, confraternizando com amigos e familiares. Na 2° RS CUP, etapa do mundial, muitos pais trouxeram seus filhos para disputar o torneio amador.

Há três anos, Simone Klein, de Porto Alegre, vem disputando diversos torneios. Ela soma cerca de 30 títulos conquistados. Atualmente, ela faz parte da federação gaúcha, e defende o estado em diversas competições. Há um ano, Simone vem disputando partidas junto a filha,Natascha Klein, de 17 anos.

Natascha sempre dividiu seu tempo entre o esporte e o estudo. Natascha fazia patinação, e tem um histórico vasto de premiação. Quando começou a acompanhar a mãe nas competições, o beach tennis trouxe outro sentido na sua vida que lhe fez trocar de esporte. “Beach Tennis é muito gostoso, porque é um esporte de lazer, bom de fazer, tu te sente feliz jogando. Mas, também, é competitivo, nós estamos sempre treinando pra competir”.comenta.

Como opção para condicionamento físico, o Beach Tennis age como uma espécie de terapia, segundo Simone. “É minha terapia, meu esporte. Invés de ir para academia, eu vou jogar beachtennis.É essa a paixão que eu tenho pelo beachtennis”,explica.

O Beach tennis é uma prática na família Klein. Além das duas, há mais uma apaixonada pelo esporte.É Ágatha Klein,de 9 anos. Segundo a mãe e a irmã mais velha, Ágatha sonha em se tornar profissional e viver do beachtennis.



Texto e foto: Christian Oliveira/Voluntário IPA 2º RS CUP
Supervisão: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

Resultados Domingo (23.10)

Confira os resultados até o momento:



Grenal na areia




Casal Grenal na torcida do beach tennis. Foto: Christian Oliveira

Quem disse que duas modalidades esportivas completamente diferentes não podem ser disputadas na mesma arena? Em dia do maior clássico gaúcho no futebol, a eterna rivalidade apareceu longe do estádio, mas nas quadras de areia do Beach Point na Zona Norte da Capital.

Nesse fim de semana, Porto Alegre recebeu a 2ª RS Cup, etapa do Campeonato Mundial de Beach Tennis. O estudante de jornalismo do Centro Universitário Metodista – IPA, Christian Oliveira, voluntário do evento na área de comunicação, flagrou gremistas e colorados de olho no campeonato, mas já no clima do clássico. A torcida mista, inclusive, já entrou cedo no espírito de paz.

Com o patrocínio de Powerade, Ullmann Dick e Dranix, o 2º RS CUP tem o apoio de Neugebauer, Net Claro, Saúde no Copo, Mulligan, Gaúcha Sports Bar, Shopping Viva Open Mall, Beiruth e Ipa. A realização é da Austral Sports e do Beach Point. O evento tem a supervisão técnica da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Foto: Christian Oliveira















Foto: Christian Oliveira














Foto: Christian Oliveira
















Texto: Assessoria de Imprensa/2º RS CUP
Fotos: Christian Oliveira