quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O futuro presente: As mais novas campeãs categoria amador de etapa mundial de beach tennis

Gêmeas gaúchas de 12 anos conquistaram o 2º RS CUP

As gêmeas com o pai e a mãe e o dieretor da CBT. Foto: Shaiane Farias

Elas tem apenas 12 anos. Isadora e Giovana Trusz, gêmeas naturais de Porto Alegre. E como crianças, o beach tennis é uma grande brincadeira. Mas uma brincadeira séria quando elas estão em quadra. Porque dentro dela, o desafio é de gente grande. Ou melhor, é enfrentar gente grande.  E no 2º RS CUP – etapa do mundial de beach tennis realizada em Porto Alegre, elas mostraram que não se assustam com o tamanho nem a idade das adversárias do outro lado da rede: elas foram campeãs mundiais na categoria Dupla Feminina C. O título foi conquistado nesse último domingo (23.10).

Para ficar com o troféu, elas precisaram superar atletas de diferentes idades. E não estremeceram. Concentradas no objetivo de vencer, elas foram deixando uma a uma as duplas para trás. Tanto que na final ganharam de beach tenistas mais experientes e superaram por 8/2.
Foto: Shaiane Farias

As gurias são tão alinhadas que respondem às perguntas juntas. Sobre enfrentar pessoas mais velhas, elas não consideram um problema, aliás, até gostam. “Não que seja normal, mas não é tão mais difícil!”, comentam.

Na verdade, competir já se tornou um hábito para elas que começaram a praticar há apenas pouco mais de um ano. Elas participam de todos os torneios da Federação Gaúcha de Tênis (FGT).  Além disso, integraram a equipe gaúcha que foi campeã da Copa das Confederações dia 16 de outubro em Santa Catarina.  Não é a toa que elas lideram o ranking no estado.

Ao lado da quadra, sempre apoiando, os pais. Luis Trusz, o pai, diz que tudo começou por diversão. “Nós passamos na Praça da Encol e vimos o pessoal jogando. Começaram como brincadeira, foram competir e foram ganhando e ganhando”.

Além do incentivo, os pais garantem todo o suporte para que elas pratiquem o esporte, e assim continuarão, garante o pai, que encara com naturalidade o fato das filhas competirem com pessoas mais velhas. “Não vejo nenhum problema porque o nível delas é um nível avançado, elas foram campeãs mundiais. Elas são as primeiras do ranking na categoria feminina C da FGT”, afirmou.

Com 11 quadras montadas lado a lado no mesmo complexo, o Beach Point, as meninas, futuro do esporte, puderam conviver lado a lado com aquelas que são o presente, como as campeãs mundiais e da 2º RS CUP na dupla feminina profissional, Joana Cortez e Rafaella Miller.
“Elas são um incentivo para a gente!”, confirmam as meninas.

Mas agora, chega de papo, porque depois de jogarem muito nas areais elas só querem uma coisa: comemorar “É muito legal!”, afirmam em uníssono.

As adversárias das finais. Foto: Shaiane Farias


Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP com Christian Oliveira
Fotos: Shaiane Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário