sábado, 22 de outubro de 2016

Esportes de praia no meio de Porto Alegre

Sede principal do 2º RS CUP, Beach Point traz o clima de praia para área central da cidade
Sede principal do 2º RS CUP será um clube. Foto: Athílio Zanon

O Beach Tennis, esporte originado a partir do Frescobol, foi criado na província de Ravenna, Itália, em 1997, mas apenas em 2008 chegou ao Brasil. Desde sexta-feira (21.10), ocorre a segunda edição do RS CUP – ITF Tennis World Tour, em Porto Alegre, que conta com a participação de cerca de 400 atletas de 5 países.

O projeto para a realização do evento no RS veio da iniciativa dos diretores da Beach Point, Rafael Adami e Tiago Antunes, que há 14 meses se preparam para sediar o mundial. “Vejo que o sucesso em Porto Alegre está sendo o dobro de Torres, apesar de ter chovido muito tivemos êxito. Graças à equipe, conseguimos fazer esse belo espetáculo”, explica Adami, referindo-se a semana chuvosa na capital nos dias antes do evento.

Desde a criação do Beach Tennis, o esporte vem ganhando popularidade e aumentando rapidamente o seu número de praticantes no país. Um deles é o estudante Roberto Müller, de 17 anos, que iniciou no esporte de areia há três anos através dos amigos e, após experimentar a modalidade, a apresentou aos demais colegas do colégio. Esse é a primeiro torneio de Roberto. “Eu achei muito legal participar desse campeonato, se tiver outro vou participar de novo”, afirma.

Com a oportunidade do RS CUP, uma nova geração de jovens tem a chance de vivenciar o esporte, seja para o lazer ou fazendo carreira no Beach Tennis. É o caso do estudante Heron Medeiros, de 17 anos, que sonha ser jogador profissional e costumava se dedicar ao Tênis, mas foi no Beach Tennis que a percepção sobre esportes de raquete mudou.  “Esse esporte é mais rápido que o Tênis, mais emocionante, os torneios têm um clima bacana, além de se encontrar uma diversidade de pessoas nos eventos”, conta.

Após o encerramento do RS CUP, o objetivo para os próximos 60 dias é iniciar a cobertura das quadras e criar o clube do Beach Point, local de lazer para apreciadores não apenas do Beach Tennis e Paddle Tennis, mas também, de outros esportes na areia, como o Vôlei. “É um investimento muito importante para a expansão do Beach Tennis, gerando um complexo para a prática de esportes na areia. Uma praia dentro de Porto Alegre”. A intenção é motivar atletas atuais e incentivar novas pessoas a aderir ao esporte.



Texto: Giulian Cavalli/Voluntário IPA 2º RS CUP
Supervisão: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

Nenhum comentário:

Postar um comentário